Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

La Caixa admite oportunidade para Açores no financiamento da investigação

O presidente da Fundação La Caixa admitiu hoje a possibilidade de "surgirem oportunidades" para os Açores no financiamento da investigação e inovação, nos campos das ciências do mar e alterações climáticas.

La Caixa admite oportunidade para Açores no financiamento da investigação
Notícias ao Minuto

17:15 - 11/09/18 por Lusa

Economia Artur Santos Silva

Artur Santos Silva, que foi hoje recebido em audiência pelo presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, destacou a importância que instituições como a Universidade dos Açores desempenham nestas áreas a nível nacional e internacional.

O responsável admitiu que estas "grandes competências" existentes nos Açores, através da academia açoriana e outros polos de investigação, podem vir a "ser atraídas para políticas e mecanismos de financiamento" que a Fundação La Caixa possui para projetos de doutoramento e pós-doutoramento, no âmbito dos quais são escolhidos projetos de excelência na península Ibérica.

Artur Santos Silva referiu que mais de uma dezena de organizações não-governamentais (ONG) e instituições não lucrativas da região autónoma, sobretudo localizadas na ilha de São Miguel, já beneficiaram "pela sua qualidade" de prémios da fundação, nos últimos sete anos.

O gestor adiantou que vão surgir mais dois prémios de que os Açores também poderão beneficiar, destinados a crianças que vivem em situação de pobreza até aos 06 anos, visando melhorar o seu "bem-estar, a saúde e a educação".

Santos Silva destacou ainda outras iniciativas, a desenvolver em 2019, que pretendem potenciar o desenvolvimento de comunidades com economias mais assentes nos meios rurais.

O chefe do executivo, que referiu o facto de a fundação já estar a investir nos Açores através de um projeto psicossocial destinado a cuidados paliativos do Hospital de Ponta Delgada, destacou a "disponibilidade e interesse" da instituição para investir nos Açores na área social, na investigação científica e na cultura.

Na sequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank, a Fundação La Caixa iniciou a sua "implantação progressiva" em Portugal com o objetivo de "contribuir para o bem-estar dos portugueses, especialmente daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade".

Segundo o sítio oficial da instituição - com mais de um século de existência e a primeira fundação de Espanha -, o plano diretor para Portugal em 2018 contempla vários eixos como programas próprios da fundação bancária e o lançamento de prémios destinados a apoiar projetos de entidades sociais, a par de projetos especiais como o de dinamização das regiões transfronteiriças.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório