Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Energia: Reduzir IVA da eletricidade "não é solução", é apenas paliativo

O antigo presidente da Autoridade da Concorrência Abel Mateus avisou hoje que reduzir o IVA da eletricidade "não é solução", mas sim um paliativo para um problema sério, rejeitando que em Portugal tenha havido liberalização deste mercado.

Energia: Reduzir IVA da eletricidade "não é solução", é apenas paliativo
Notícias ao Minuto

14:56 - 11/09/18 por Lusa

Economia Abel Mateus

Abel Mateus foi ouvido durante toda a manhã de hoje na comissão parlamentar de inquérito às rendas da energia, audição na qual deixou um "grito" para que se comece "a pensar no novo plano energético" para Portugal que crie "um sistema eficiente ao menor custo possível para o consumidor".

"Perante este problema tão sério e tão grave do nosso sistema, acho que estar a reduzir o IVA não é solução e é apenas estar a dar um paliativo. Há problemas tão sérios de base que têm de ser atacados", considerou, recordando que 20 dos 28 países têm o IVA normal sobre a eletricidade.

O antigo presidente da Autoridade da Concorrência foi perentório ao afirmar que "até hoje não houve liberalização nenhuma do mercado".

"Temos estado a funcionar é com estas tarifas fixadas pelos diferentes contratos e ponto final", lamentou.

Segundo Abel Mateus, "o que interessa é o que o consumidor paga em termos de preço final, não são uns preços teóricos intermédios".

"E quanto é que os operadores recebem? Recebem aquilo que os consumidores pagam porque não há fuga para mais nenhum outro", sublinhou.

Para o professor universitário, em Portugal ainda não houve "a oportunidade de ter um mercado concorrencial na eletricidade, nem tão pouco uma preocupação de o ter".

Para que este mercado concorrencial possa existir, segundo Abel Mateus, "tem de haver maior diversidade de operadores" e deixou uma pergunta: "Estará o Governo disposto a reduzir o poder de mercado do operador dominante?".

A redução do IVA na eletricidade é uma das propostas bandeira dos parceiros da esquerda do Governo minoritário do PS para o Orçamento do Estado para 2019.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório