Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Comércio: Exportações cresceram mais do que as importações em julho

O défice da balança comercial de bens agravou-se para 1.168 milhões de euros em julho, mais 32 milhões de euros que no mês homólogo.

Comércio: Exportações cresceram mais do que as importações em julho
Notícias ao Minuto

11:01 - 10/09/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia INE

As exportações de bens aceleraram 13,0% em julho, ao passo que as importações aumentaram 11,0% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo o relatório Estatísticas do Comércio Internacional do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), divulgado esta segunda-feira. 

Em cadeia, ou seja, comparando com o mês anterior, as exportações aceleraram face à taxa registada nesse mês, de 9%. Porém, as importações abrandaram, uma vez que a taxa em junho era de 16,5%. 

A agência de estatísticas portuguesa deu ainda conta de um agravamento do défice da balança comercial de bens, que foi de 1.168 milhões de euros em julho. Este valor representa mais 32 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Porém, se a categoria dos 'combustíveis e lubrificantes' for excluída, o saldo negativo da balança comercial é de 788 milhões de euros, o que corresponde a um aumento do défice na ordem dos 98 milhões de euros face a julho de 2017.

Se continuarmos a excluir a categoria dos combustíveis, tanto as exportações como as importações também registaram um aumento em julho, de 11% e 11,4%, respetivamente. 

[Notícia atualizada com mais informação às 11h17]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório