Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Depósitos do banco central angolano sobem após três meses de queda

O volume de depósitos em moeda nacional e estrangeira dos bancos comerciais angolanos sob reserva do Banco Nacional de Angola (BNA) aumentou quase 1% entre julho e agosto, após três quebras mensais consecutivas.

Depósitos do banco central angolano sobem após três meses de queda
Notícias ao Minuto

09:12 - 10/09/18 por Lusa

Economia Moeda

Segundo dados preliminares do BNA sobre o panorama monetário angolano, compilados pela agência Lusa, estas reservas obrigatórias aumentaram em agosto para 1,095 biliões de kwanzas (3.359 milhões de euros).

Trata-se de uma quebra de 1,8% face a junho, mês em que estas reservas já tinham caído cerca de 3%, face ao anterior.

Em causa nestes dados estava a obrigatoriedade de os quase 30 bancos comerciais que operam em Angola constituírem reservas sobre os depósitos à ordem do BNA, que fixou taxas de 15% do total em moeda estrangeira e 30% em moeda nacional.

Em maio, o banco central voltou a reduzir o coeficiente das Reservas Obrigatórias, em moeda nacional, de 21% para 19%.

Na denominada "reserva bancária" contavam-se no final de agosto de 2018 depósitos obrigatórios em moeda estrangeira no valor de 113.244 milhões de kwanzas (347 milhões de euros) e em moeda nacional de 565.816 milhões de kwanzas (1.735 milhões de euros), além de 416.701 milhões de kwanzas (1.278 milhões de euros) na categoria de depósitos excedentários.

Os depósitos em moeda nacional e estrangeira dos bancos comerciais angolanos tinham renovado em abril o valor mais alto do histórico disponibilizado pelo BNA, ao atingirem o pico de 1,170 biliões de kwanzas (3.589 milhões de euros).

Em dezembro de 2017, o volume de depósitos em moeda nacional e estrangeira cifrava-se em 1,090 biliões de kwanzas (5.850 milhões de euros, à taxa de câmbio de 31 de dezembro, anterior à depreciação do kwanza, que já soma mais de 42% desde o início deste ano).

Angola vive uma grave crise financeira e económica, decorrente da quebra da cotação do barril de crude no mercado internacional, situação que se reflete ainda na falta de divisas no país, o que dificulta nomeadamente as importações, provocando várias restrições na gestão de moeda estrangeira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório