Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

BAD entra com 21,5 milhões de euros no primeiro fundo de dívida africana

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai investir, na segunda-feira, 25 milhões de dólares no lançamento em bolsa do Fundo Nacional de Títulos de Dívida Africana, o primeiro fundo de emissões de dívida pública africana com cotação bolsista.

BAD entra com 21,5 milhões de euros no primeiro fundo de dívida africana
Notícias ao Minuto

10:23 - 09/09/18 por Mário Baptista

Economia Banco

Em comunicado, o Banco sedeado em Abidjan, a capital económica da Costa do Marfim, anuncia o lançamento do "primeiro Fundo multijurisdicional de títulos de dívida pública negociado em bolsa", para o qual vai contribuir com um investimento inicial de 25 milhões de dólares (21,5 milhões de euros).

O Fundo Nacional de Títulos de Dívida Africanos (ADBF, no original em inglês) estará listado na bolsa de valores das Ilhas Maurícias e vai começar a ser transacionado na terça-feira, dia 18 de setembro.

O Fundo vai acompanhar o desempenho do African Bond Index, e "será uma importante fonte de financiamento para os governos africanos, aumentará a liquidez dos mercados locais e criará valores de referência para os investidores", lê-se na nota colocada no site do BAD.

O investimento do BAD surge no seguimento da criação, em 2008, da Iniciativa sobre os Mercados de Capitais Africanos, com o objetivo de promover o mercado de dívida nacional nos países africanos através do fortalecimento da infraestrutura comercial e de investimento em dívida emitida localmente.

Os objetivos genéricos do BAD relativamente aos mercados de capitais são, conclui a nota, "o encorajamento da criação e adoção de índices de títulos africanos, o melhoramento da liquidez dos mercados de capitais africanos, a contribuição para a melhoria dos aspetos operacionais dos mercados, o aumento do conjunto de gestores de origem africana de fundos e o estabelecimento de produtos financeiros no continente".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório