Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Exploração de lítio pode trazer "muito valor" para o país

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje que a exploração de lítio pode trazer "muito valor" para o país.

Exploração de lítio pode trazer "muito valor" para o país
Notícias ao Minuto

19:57 - 08/09/18 por Lusa

Economia Caldeira Cabral

"A exploração de lítio é, de facto, uma área em que estamos a abrir agora uma série de concursos para concessões e que pode trazer muito valor para o país", disse hoje o ministro em Gouveia, no distrito da Guarda.

Manuel Caldeira Cabral falava aos jornalistas no final de uma visita à antiga área mineira de Castelejo, em Gouveia, que foi reabilitada ambientalmente através da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).

"Mas, exatamente, a mensagem que estamos a dar com esta aceleração de resolver os passivos ambientais, é que essas minas de lítio que venham a existir, terão em conta todo o trajeto que uma mina tem, desde o seu nascimento, à sua exploração, até depois, também, ao resolver e ao fechar da mina, fechando também, sem deixar passivos ambientais para trás, para as gerações futuras, como infelizmente, no passado, foi feito, não só em Portugal, mas em todo o mundo", justificou.

Segundo o ministro da Economia, a indústria mineira tem hoje "uma posição responsável, de uma indústria que quer assumir todos os custos do seu processo e não quer ser associada" aos passivos ambientais "que no passado deram um mau nome a um setor que é um setor importante".

Na opinião de Manuel Caldeira Cabral, a exploração de lítio "poderá ser muito importante" para o país.

Adiantou ainda que nos concursos que o Governo está a lançar para a exploração deste recurso mineral, está a "valorizar não apenas a exploração, mas projetos que apresentem, para além da exploração mineira, também mais valor acrescentado nas fases de transformação, de valorização dos produtos do produto mineiro português".

O ministro da Economia visitou hoje as obras de reabilitação ambiental da antiga área mineira de Castelejo, em Gouveia, e a Quinta do Bispo, no município de Mangualde, distrito de Viseu, onde foi lançada a primeira fase das obras de recuperação daquela antiga exploração mineira.

Os dois projetos representam um investimento total de 7,7 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório