Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Transportadoras "assustadas" com nova subida dos combustíveis

A Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) mostrou-se hoje "assustada" com um novo aumento no preço dos combustíveis, nomeadamente do gasóleo, salientando que as subidas são "cada vez mais significativas e preocupantes".

Transportadoras "assustadas" com nova subida dos combustíveis
Notícias ao Minuto

15:27 - 07/09/18 por Lusa

Economia Mercadoria

Em comunicado, a ANTRAM realça que "a próxima semana ficará marcada por mais um aumento no preço dos combustíveis, nomeadamente no valor do gasóleo".

"O cenário não é novo, uma vez que todas as semanas somos surpreendidos com mais -- e cada vez mais significativas e preocupantes -- notícias sobre a escalada do preço dos combustíveis", lamenta aquela associação.

Em causa está um "aumento significativo do valor do gasóleo", cujo preço médio já ultrapassa os 1,40 euros por litro, numa situação que "irá comprometer, sem qualquer margem para dúvida, a sustentabilidade das empresas [transportadoras], com consequências para a própria economia nacional", vinca a ANTRAM.

Na nota, esta entidade salienta que "esteve desde o início atenta a esta realidade, de tal forma que firmou com o Governo um protocolo que tinha como objetivo ajudar as empresas do setor a enfrentar este cenário adverso".

"Todavia, e a manter-se esta situação de aumentos sucessivos -- que não era de todo expectável --, as medidas contempladas no acordo serão insuficientes para combater esta escalada constante", adianta, notando que continua "totalmente disponível para prestar consultoria aos seus associados e às empresas do setor e para, em conjunto com o Governo, encontrar condições que permitam que o setor do transporte de mercadorias continue a sua atividade".

Segundo as contas feitas pelo Jornal de Negócios, e hoje publicadas na sua versão 'online', o preço do gasóleo vai subir para máximos de quase cinco anos, aumentando 0,5 cêntimos por litro para 1,384 euros.

Por seu lado, o preço da gasolina vai descer, nomeadamente a 95 octanas, a mais vendida, que deverá baixar um cêntimo por litro para 1,596 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório