Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Moscovici destaca "melhoria espetacular" do desemprego em Portugal

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, destacou hoje, na reunião de "rentrée" do Eurogrupo, em Viena, a "melhoria espetacular" da situação do desemprego em Portugal, que recuou para níveis abaixo da média da zona euro.

Moscovici destaca "melhoria espetacular" do desemprego em Portugal
Notícias ao Minuto

13:00 - 07/09/18 por Lusa

Economia Bruxelas

Na conferência de imprensa no final da reunião informal dos ministros das Finanças da zona euro, na qual a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) deram conta ao Eurogrupo das principais conclusões da oitava missão de vigilância pós-programa a Portugal, Moscovici comentou que "as coisas vão no caminho certo, ainda que sejam necessárias algumas reformas, mas que estão programadas", e sublinhou "as boas notícias na frente do emprego".

"Houve uma melhoria espetacular a nível do desemprego, que caiu para baixo da média" europeia, em julho, para os 6,8%, realçou.

Além de reiterar a necessidade de Portugal prosseguir as reformas estruturais, o comissário europeu dos Assuntos Económicos considerou que o Governo também deve focar-se em "melhorar os níveis de qualificações" dos portugueses "e tornar o mercado de trabalho mais inclusivo".

De acordo com os dados mais recentes sobre o desemprego, divulgados em 31 de agosto pelo Eurostat, a taxa de desemprego homóloga recuou em julho para os 8,2% na zona euro e para os 6,8% na União Europeia, tendo Portugal registado a terceira maior diminuição face a julho de 2017, ao recuar dos 8,9% para os 6,8%.

Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, na comparação homóloga (com o mesmo mês do ano anterior), a taxa de desemprego caiu em todos os Estados-membros, tendo os maiores recuos tido lugar em Chipre (de 10,7% para 7,7%), Grécia (de 21,7% para 19,5%, dados de maio) e em Portugal, onde desceu de 8,9% para 6,8%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório