Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mark Carney pode prolongar mandato à frente do Banco de Inglaterra

O governador do Banco de Inglaterra, o canadiano Mark Carney, cujo mandato termina em junho de 2019, mostrou-se hoje disponível para prolongar funções de forma a garantir estabilidade após o 'Brexit', saída britânica da União Europeia (UE).

Mark Carney pode prolongar mandato à frente do Banco de Inglaterra
Notícias ao Minuto

17:00 - 04/09/18 por Lusa

Economia Governador

Carney compareceu na Comissão do Tesouro da Câmara dos Comuns e manifestou a sua intenção de "fazer o que for possível" para apoiar o processo de saída do Reino Unido da UE, que entra em vigor a 29 de março do próximo ano.

O economista afirmou que manteve conversações com o Governo sobre o seu futuro e que "em breve" pode haver um anúncio sobre o assunto.

Nos últimos dias, a imprensa informou que Carney, que de 2008 a 2013 foi governador do Banco do Canadá, pode ficar no cargo até junho de 2020, para dar margem ao Governo conservador para encontrar um substituto.

Carney assumiu a liderança do banco central britânico em julho de 2013 para um mandato de cinco anos, mas já tinha prolongado o mandato por mais um ano após o referendo de 23 de junho de 2016, que ditou a saída britânica da UE.

Sob a sua liderança, o Banco de Inglaterra reduziu a taxa de juro de referência para o mínimo histórico de 0,25% em agosto de 2016 e depois aprovou duas subidas, a última no passado dia 02 de agosto, quando os juros ficaram em 0,75%, o nível mais alto desde março de 2009.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório