Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Receitas da panificação e pastelaria industriais crescem quase 4%

O mercado da panificação e pastelaria industriais registou um crescimento de 3,8% no ano passado, atingindo 675 milhões de euros em vendas, segundo um estudo da consultora Informa D&B.

Receitas da panificação e pastelaria industriais crescem quase 4%
Notícias ao Minuto

17:39 - 03/09/18 por Lusa

Economia D&B

Em 2016, o setor ficou-se pelos 650 milhões de euros em receitas, adiantou a empresa em comunicado.

O estudo "Panificação e Pastelaria Industriais" concluiu ainda que, dos segmentos em análise, o de massas congeladas esteve em destaque, com uma subida de 5,1%, "ligeiramente superior ao dos anos anteriores, alcançando um valor de 205 milhões de euros", refere a Informa D&B.

Este tipo de produtos está a substituir os "tradicionais dos segmentos de panificação e bolos, nomeadamente no canal de hotelaria e restauração", adianta o mesmo comunicado.

As exportações deste setor, explicou a consultora, atingiram 218 milhões de euros em 2017, um aumento de 6,9% face ao ano anterior, quando se fixaram nos 204 milhões.

O principal mercado externo é Espanha, com uma quota de 40% em relação ao total. As importações destes produtos foram de 329 milhões de euros no ano passado, mais 4,1% do que em 2016. O principal país de origem é, igualmente, Espanha, com 65% do total.

A Informa D&B revelou ainda que, no final de 2016, operavam no setor aproximadamente 6.200 empresas, com um volume de emprego de cerca de 25 mil trabalhadores. A maioria destas sociedades estão no Norte e Centro do país, com um peso de perto de 70%.

Segundo a consultora, "o setor apresenta um alto grau de atomização, com predomínio das empresas de reduzida dimensão. Assim, mais de 80% dos operadores têm um quadro de pessoal abaixo de 10 empregados, e só oito empresas contam com mais de 250 trabalhadores".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório