Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Julho trouxe um novo aumento da dívida pública

A dívida pública aumentou 1,6 mil milhões de euros em julho deste ano, comparativamente com o mês anterior. A informação é avançada pelo Banco de Portugal.

Julho trouxe um novo aumento da dívida pública
Notícias ao Minuto

11:05 - 03/09/18 por Filipa Matias Pereira

Economia Banco de Portugal

Os últimos dados do Banco de Portugal dão conta de que o mês de julho trouxe um novo aumento da dívida pública, que se situou, assim, nos 248,2 mil milhões de euros. Trata-se, com efeito, de um aumento de 1,6 mil milhões de euros relativamente ao final de junho, quando o valor da dívida pública bruta se fixava em 246,7 mil milhões de euros.

De acordo com a nota publicada pelo Banco de Portugal, este aumento "contribuiu essencialmente para a subida dos títulos da dívida". 

Sublinhe-se que "os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 1,5 mil milhões de euros, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um acréscimo de 0,1 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 227,5 mil milhões de euros", pode ler-se.

Recorde-se que a dívida pública caiu no segundo trimestre deste ano, tendo-se fixado em 125,8% do produto interno bruto (PIB), de acordo com os dados do Boletim Estatístico divulgados pelo Banco de Portugal no mês passado. 

Segundo o Programa de Estabilidade apresentado em abril, o Governo estima que a dívida pública desça para 122,2% este ano.

O máximo histórico do peso da dívida pública no PIB foi atingido em setembro de 2016, altura em que se situou nos 132,8%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório