Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

PIB permite a "Portugal prosseguir a tendência de convergência com a UE"

A agência de estatísticas confirmou o crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2018.

PIB permite a "Portugal prosseguir a tendência de convergência com a UE"
Notícias ao Minuto

12:48 - 31/08/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Governo

O crescimento económico de Portugal acelerou no 2.º trimestre, sendo que o crescimento do PIB foi de 2,3%, impulsionado pelo consumo. Em resposta aos números divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o Governo considera que esta taxa de crescimento permite a Portugal manter a tendência de convergência com a União Europeia (UE). 

"O crescimento do PIB foi ligeiramente superior ao europeu e à zona euro (2,2% em termos homólogos), permitindo a Portugal prosseguir a tendência de convergência com a União Europeia", pode ler-se num comunicado do gabinete do Ministério das Finanças a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A tutela salienta a "forte dinâmica de investimento (6,4% em termos homólogos), com especial destaque para o aumento de 10,2% do investimento em 'outras máquinas e equipamentos'", segundo o mesmo comunicado. 

Sobre o cenário em que os números surgem, o gabinete de Mário Centeno considera que o "crescimento da economia ocorre num contexto de maior equilíbrio das contas externas e de gestão criteriosa das contas públicas", pode ler-se no comunicado. 

O que esperar?

Para o conjunto de 2018, o Governo estima que a economia cresça 2,3%, de acordo com o Programa de Estabilidade, contra 2,7% em 2017.

No comunicado, o Ministério das Finanças destaca que este resultado revela que a economia portuguesa garante que a economia portuguesa está pronta para responder às exigências. 

"Este cenário é o melhor garante de resiliência da economia portuguesa face às exigências macroeconómicas e de provisão sustentável de serviços públicos", pode ler-se. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório