Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

INE deve confirmar hoje crescimento de 2,3% no segundo trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) deve confirmar hoje que a economia portuguesa acelerou no segundo trimestre, com uma subida de 2,3% face ao mesmo período do ano anterior e de 0,5% em cadeia.

INE deve confirmar hoje crescimento de 2,3% no segundo trimestre
Notícias ao Minuto

06:16 - 31/08/18 por Lusa

Economia Contas nacionais

O INE divulga hoje o destaque das Contas Nacionais Trimestrais relativas ao segundo trimestre deste ano, depois de ter revelado, na estimativa rápida publicada em 14 de agosto, que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,3% em termos homólogos e 0,5% comparando com o trimestre anterior.

A confirmarem-se estes valores, o crescimento da economia no segundo trimestre ficará acima dos aumentos de 2,1% em termos homólogos e 0,4% em cadeia registados no primeiro trimestre do ano.

De acordo com a estimativa rápida, face ao período homólogo de 2017, a procura interna registou um contributo "mais positivo", em resultado da aceleração do consumo privado, enquanto o investimento apresentou um crescimento "menos acentuado", explicado em "larga medida" pela diminuição da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) em material de transporte.

A procura externa líquida apresentou um contributo negativo idêntico ao observado no trimestre anterior.

Para o crescimento do PIB em relação ao primeiro trimestre de 2018, o contributo da procura externa líquida foi "ligeiramente menos negativo", refletindo a aceleração das exportações de bens e serviços superior à das importações de bens e serviços.

Por sua vez, o contributo positivo da procura interna manteve-se no segundo trimestre.

Os valores divulgados na estimativa rápida ficaram abaixo das previsões dos analistas e grupos económicos recolhidas pela Lusa, que apontavam para uma aceleração mais acentuada no segundo trimestre, ao estimarem que o PIB crescesse entre 0,6% e 0,8% em cadeia e entre 2,4% e 2,6% em termos homólogos.

Para o conjunto de 2018, o Governo estima que a economia cresça 2,3%, de acordo com o Programa de Estabilidade, contra 2,7% em 2017.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório