Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Renovação do Hospital de Cascais pode orçar em 228,5 milhões

A resolução do Governo que autoriza a despesa relativa à renovação, até ao máximo de mais três anos, do contrato de gestão do Hospital de Cascais, ao grupo Lusíadas, no total de 228,5 milhões de euros, foi hoje publicada.

Renovação do Hospital de Cascais pode orçar em 228,5 milhões
Notícias ao Minuto

16:53 - 30/08/18 por Lusa

Economia Resolução

Lisboa, 30 ago (Lusa) -- A resolução do Governo que autoriza a despesa relativa à renovação, até ao máximo de mais três anos, do contrato de gestão do Hospital de Cascais, ao grupo Lusíadas, no total de 228,5 milhões de euros, foi hoje publicada.

Segundo a resolução do Conselho de Ministros, de 23 de agosto, publicada hoje em Diário da República, o contrato de gestão do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, em regime de parceria público-privada (PPP), termina em 31 de dezembro de 2018.

Enquanto prepara o lançamento de um novo concurso público internacional, para "uma nova parceria para a vertente clínica", o Governo decidiu renovar o contrato de gestão com o grupo Lusíadas, por dois anos, eventualmente prorrogável por mais um ano, até à entrada em funções da nova entidade gestora.

"No total, entre 2019 e 2022, fica autorizado, com a referida repartição, um encargo global no valor máximo de 228.541 523,66 euros", refere-se na resolução.

No documento explica-se que a decisão de não renovar o contrato de gestão em vigor foi tomada, em 2017, "no contexto de uma avaliação externa e independente da gestão hospitalar em regime de PPP" no país, que incluiu a ponderação dos diferentes modelos de gestão viáveis para o Hospital de Cascais.

Embora se estime o início do novo contrato no prazo de 24 meses, a "complexidade da tramitação do procedimento concursal tendente à nova parceria" e a necessidade de "salvaguardar a continuidade da operação e plena normalidade do funcionamento do hospital" levou a estender o período de renovação "até ao prazo máximo de 31 de dezembro de 2021".

A renovação do contrato de gestão, até que seja iniciada a exploração dos serviços clínicos pela nova entidade, consta de um despacho conjunto dos secretários de Estado Adjunto e das Finanças e da Saúde, que "apenas incide no seu prazo de duração, mantendo integralmente todo o demais conteúdo e efeitos".

O encargo máximo total previsto para a renovação do contrato de gestão, até 2021, é de 217,5 milhões de euros, considerando as regras de remuneração da entidade gestora, "previstas no contrato em vigor, e que se mantêm inalteradas".

O pagamento da parcela a cargo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) comporta duas componentes remuneratórias, respeitantes a pagamentos mensais e pagamento de reconciliação, este apurado no ano subsequente, com base no valor efetivo da parcela a cargo do SNS.

Nesse sentido, para a repartição dos encargos orçamentais, em cada ano, levam-se em conta os pagamentos mensais referentes ao ano e os valores de reconciliação respeitantes ao serviço prestado no ano anterior.

A resolução do Conselho de Ministros autoriza assim a despesa para renovação do contrato de gestão e repartição dos encargos orçamentais, "no montante máximo estimado" de 228,5 milhões de euros, fracionados em 72,039 milhões (em 2019), 72,126 milhões (2020), 74,948 milhões (2021) e 9,427 milhões (2022, caso seja estendido até 2021).

Os encargos serão contemplados no orçamento da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto responsável pelo acompanhamento do contrato de gestão do Hospital de Cascais, e a resolução produz efeitos no dia seguinte à publicação.

O ministro da Saúde já admitiu que, se os futuros concorrentes ao concurso para a nova PPP não respeitarem o novo caderno de encargos, o Governo está preparado para avançar com o processo de reversão para o SNS.

De acordo com o ministro Adalberto Campos Fernandes, o novo concurso vai ser mais exigente nas áreas da saúde mental, oncológica e VIH/Sida, admitindo-se ainda a ampliação do atual edifício para reforçar a assistência hospitalar a freguesias do município de Sintra.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório