Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ficou sem o seu cartão no multibanco? Eis o que fazer

A situação pode ser fácil ou mais complicada de resolver, tudo depende do local onde o seu cartão fica retido.

Ficou sem o seu cartão no multibanco? Eis o que fazer
Notícias ao Minuto

08:19 - 30/08/18 por Notícias ao Minuto

Economia Dicas

Já se viu na situação de ficar sem o seu cartão bancário porque o inseriu numa máquina de multibanco para levantar dinheiro? É uma situação comum, mas nem sempre é necessário anular o cartão.

"São diversas as razões pelas quais pode ficar com o seu cartão multibanco retido num ATM. Pode ser por motivos de segurança: por exemplo, quando excede as tentativas de colocar o código PIN ou se existir um ataque contra o sistema ou ainda se o seu cartão estiver notificado por possibilidade de roubo, fraude ou extravio", explica a plataforma ComparaJá.pt

Vamos por partes. Se o multibanco onde ficou sem o seu cartão é numa agência do seu banco, deve reportar de imediato a situação. "De forma simples e na hora, um colaborador ajudá-lo-á neste processo e, validando a sua identidade, devolve-lhe o cartão que ficou dentro do ATM (se a razão pela qual ficou retido o permitir). Se já passou da hora de fecho da dependência, informe o seu banco e desloque-se à mesma agência no dia seguinte para reaver o cartão multibanco retido", explica a plataforma. 

Se estiver numa agência de outro banco, "deve informar não só a agência, mas também o seu banco, e perceber, junto do seu banco, a razão pela qual ficou com o cartão multibanco retido", esclarece o ComparaJá.pt. 

Porém, se for uma caixa de multibanco exterior a qualquer agência, "o assunto torna-se mais complicado de resolver". O primeiro passo é verificar se não está a ser vítima de roubo do cartão: "Muitas vezes, na ranhura onde insere o cartão é colocado um dispositivo que não o deixa sair após finalizar a sua operação". Nesta situação deve contactar a sua instituição financeira e informá-la da situação. No caso de ser uma fraude, desloque-se à esquadra mais próxima para reportar o sucedido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório