Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Projeto-piloto de gás 'solidário' avança já em alguns municípios

O projeto-piloto terá a duração de um ano e será testado em 10 municípios, segundo uma portaria divulgada esta quarta-feira.

Projeto-piloto de gás 'solidário' avança já em alguns municípios

O projeto-piloto de aplicação da tarifa solidária de gás de petróleo liquefeito (GPL) para clientes economicamente vulneráveis vai avançar em formato de teste e num número limitado de dez municípios, durante um ano, de acordo com uma portaria publicada esta quarta-feira em Diário da República

São elegíveis para beneficiar da tarifa solidária as pessoas singulares em situação de "carência socioeconómica", nomeadamente as que são abrangidas pelo complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, subsídio social de desemprego, abono de família, pensão social de invalidez e também as pessoas cujo agregado tenha um rendimento anual igual ou inferior a 5.808 euros, acrescido de 50% por cada elemento (até ao máximo de dez) e que não receba qualquer outro rendimento.

Serão também considerados beneficiários os que usufruem da tarifa social de energia elétrica, devendo, para isso, "a Direção geral da Energia e Geologia (DGEG) fornecer aos municípios requerentes a identificação dos beneficiários elegíveis", pode ler-se no diploma. 

Para já, a iniciativa só estará disponível em uma dezena de municípios que serão 'convidados' pelo Governo para participar no projeto-piloto, "tendo em conta a sua distribuição territorial e a relevância social da aplicação da tarifa solidária".

Este projeto-piloto será aberto a todos as operadoras do mercado titulares de marca própria, que mostrem intenção de nele participar. "Compete à entidade fiscalizadora especializada para o setor energético a fiscalização do cumprimento da presente portaria bem como do protocolo", lê-se no diploma.

[Notícia atualizada com mais informação às 09h35]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório