Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Banco com mais mulheres na administração é mais rentável, revela estudo

Estudo revela que a diversidade de género melhora os resultados das instituições financeiras, mas só se houver um número suficiente de mulheres.

Banco com mais mulheres na administração é mais rentável, revela estudo
Notícias ao Minuto

09:00 - 28/08/18 por Notícias ao Minuto

Economia Administração

Há alguma relação entre o sucesso de um banco e as mulheres? Sim, há. Pelo menos é esta a conclusão de um estudo que revela que há uma relação positiva entre igualdade e sucesso económico, mas apenas se forem cumpridos alguns requisitos, revela o jornal El País

Esta relação de causalidade apenas se verifica em bancos bem geridos e onde há um certo nível de diversidade, ou seja, não afeta os que não têm mulheres na administração ou os que têm poucas. 

Ann Owen, professora de economia do Hamilton College de Nova Iorque, e Judit Temesvary, economista da Reserva Federal dos EUA, foram as autoras deste estudo e apontam várias explicações para justificar esta relação. 

Uma delas é que as mulheres têm tendência para acumular mais conhecimento em certas áreas, como recursos humanos ou experiência em gestão. E, portanto, quanto mais igualitários forem os órgãos decisórios, mais heterogéneas serão as vozes daqueles que gerem. Por consequência, o processo de tomada de decisão será melhor.

Outra das explicações é que as mulheres costumam marcar mais presenças em reuniões, pelo que um conselho de administração mais feminino terá um papel mais ativo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório