Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

CaixaBank tem quase 95% do BPI. "Por lapso" só agora foi comunicado

CaixaBank já detém uma posição de 94,942% no capital social do BPI, mas as mais recentes compras de ações, que ocorreram no início de agosto, só agora foram comunicadas ao mercado.

CaixaBank tem quase 95% do BPI. "Por lapso" só agora foi comunicado
Notícias ao Minuto

08:51 - 28/08/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Negócio

O CaixaBank já tem perto de 95% do capital do Banco BPI, depois de ter voltado a comprar ações da instituição no início de agosto, em duas ocasiões. No entanto, "por lapso" só agora foram conhecidas estas operações através de um comunicado enviado pelo BPI ao regulador de mercado (CMVM).

Em causa estão transações realizadas nos dias 31 de julho, 1,2 e 3 de agosto, que foram comunicadas pelo CaixaBank ao BPI no dia 3 de agosto. A outra operação ocorreu entre os dias 6 e 9 de agosto, dia em que foi informada ao BPI. A instituição bancária portuguesa veio agora esclarecer aos investidores que “por lapso, [as operações] não haviam sido oportunamente divulgadas ao mercado”.

No final de contas - e considerando o movimento mais recente -, o CaixaBank passou a deter diretamente 1.383.241.224 ações representativas de 94,942% do capital social do BPI e de 94,952% dos direitos de voto na instituição.

O objetivo do CaixaBank é retirar o BPI de bolsa, uma medida que foi aprovada em assembleia-geral. Na semana passada, a CMVM pediu um auditor independente para decidir o preço mínimo que o CaixaBank terá de pagar pelas ações do banco para o tirar de bolsa. O grupo bancário espanhol pretende oferecer 1,45 euros por ação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório