Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Elisa Ferreira entre favoritos à presidência do Mecanismo de Supervisão

A vice-governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, é um dos candidatos favoritos à presidência do Mecanismo Único de Supervisão, segundo a agência de informação financeira Bloomberg.

Elisa Ferreira entre favoritos à presidência do Mecanismo de Supervisão
Notícias ao Minuto

13:58 - 24/08/18 por Lusa

Economia Banco

De acordo com fontes não identificadas ouvidas pela Bloomberg, o Banco Central Europeu (BCE) prefere que seja uma mulher a assumir a liderança do Mecanismo Único de Supervisão.

Atualmente, o Mecanismo Único de Supervisão -- o sistema europeu de supervisão bancária que engloba o BCE e as autoridades de supervisão nacionais -- é liderado pela francesa Daniele Nouy, cujo mandato termina este ano.

Segundo a Bloomberg, tendo em conta o critério do género, as favoritas são a irlandesa Sharon Donnery, vice-governadora do banco central da Irlanda, e a portuguesa Elisa Ferreira, política socialista, antiga ministra de governos de António Guterres, ex-deputada do Parlamento Europeu e atualmente vice-governadora do Banco de Portugal.

O Parlamento Europeu, que terá de votar o futuro líder do Mecanismo Único de Supervisão, tem criticado a dominância de homens no BCE, sobretudo no Conselho de Governadores.

Segundo a Bloomberg, Elisa Ferreira tem como vantagem a experiência de anos no Parlamento Europeu, onde esteve no Comité de Assuntos Económicos e Financeiros e foi dos negociadores principais das regras de resolução de bancos. Tem ainda uma perceção clara dos problemas dos bancos do Sul da Europa, nomeadamente do crédito malparado e necessidade de o reduzir de forma mais suave.

Contudo, considera a Bloomberg que contra a nomeação de Elisa Ferreira estão a menor experiência do que outros candidatos e o facto de o ministro das Finanças de Portugal, Mário Centeno, já ser presidente do Eurogrupo (grupo informal dos ministros das Finanças dos países da zona euro).

Outros possíveis candidatos são os italianos Andrea Enria, Ignazio Angeloni e Fabio Panetta, o finlandês Pentti Hakkarainen e o holandês Jan Sijbrand.

A Lusa contactou fonte oficial do Banco de Portugal que não faz comentários sobre o assunto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório