Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Britânicos na UE podem perder acesso a contas bancárias devido ao Brexit

Em causa está a perda de acesso ao sistema de pagamentos da UE.

Britânicos na UE podem perder acesso a contas bancárias devido ao Brexit
Notícias ao Minuto

11:59 - 23/08/18 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

Os cidadãos britânicos que vivem na União Europeia (UE) podem perder o acesso às suas contas bancárias no Reino Unido, caso não haja um acordo relativamente ao Brexit, alertou o governo, esta quinta-feira.

O secretário para o Brexit, Dominic Raab, insistiu estar "confiante" de que "muita coisa" está nas mãos dos britânicos, de acordo com as declarações reproduzidas pelo Guardian. Ainda assim, o responsável emitiu um conjunto de 24 "avisos técnicos" para as empresas e os cidadãos no geral saberem como se preparar para o caso de não haver um acordo. 

Uma vez que os bancos do Reino Unido podem perder acesso aos sistema de pagamentos da UE, um desses avisos deixa o alerta: "os clientes (incluindo empresas que utilizam esses fornecedores para processar pagamentos em euros) podem enfrentar custos mais elevados e mais lentidão para processar as transações em euros". 

E não é só. Os cidadãos britânicos que vivem na UE "podem perder a capacidade aceder aos serviços de crédito e de depósitos". 

O mesmo documento alerta que caso não haja um acordo, "a livre circulação de mercadorias entre o Reino Unido e a UE será cessada". 

Outro dos avisos que consta no documento é que o Reino Unido espera que a UE comece a impor tarifas sobre os produtos britânicos caso não se chegue a um acordo comercial com sucesso. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório