Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Gasóleo, gasolina, elétrico ou híbrido... O que escolher?

Ponderar os custos poderá ser uma das formas de o ajudar a escolher qual a melhor alternativa para si.

Gasóleo, gasolina, elétrico ou híbrido... O que escolher?
Notícias ao Minuto

08:38 - 23/08/18 por Notícias ao Minuto

Economia Standvirtual

Na hora de comprar um carro muitas são as questões que se podem colocar, uma das quais relacionada com o tipo de motorização a escolher. Para uma decisão consciente é necessário ter em conta o preço, o custo do combustível, os custos de funcionamento dos veículos em função da motorização, bem como a utilização que vai fazer do carro.

Numa altura em que os carros a gasóleo estão a perder terreno no mercado automóvel, o portal de vendas de automóveis Standvirtual fez um balanço dos prós e contras de cada combustível. 

Gasóleo: Entre as vantagens estão, por exemplo, o preço do litro é inferior ao da gasolina, por norma consomem menor e em caso de venda têm mais valor. Entre as desvantagens estão o ruído, o preço de venda superior e os custos de manutenção mais elevados. 

A quem se destinam? "Para condutores que percorrem grandes distâncias. Se no final do ano e feitas as contas percorreu mais de 10.000 km então pondere ter um carro a diesel", sugere o Standvirtual. 

Gasolina: As vantagens são, por exemplo, o preço de venda mais baixo, a manutenção menos dispendiosa e os motores são mais refinados e silenciosos. Por outro lado, o preço da gasolina é mais elevado, estes carros consomem mais e em caso de venda em segunda-mão o preço será inferior. 

Destinam-se a "condutores que não percorram muitos quilómetros anuais. Se não ultrapassar os 10.000 km, a gasolina é indicada para si", explica o portal. 

Elétrico: Entre as vantagens estão os custos de utilização mais baixos, uma aceleração acima da média e um funcionamento silencioso. Por outro lado, são automóveis mais caros, o aluguer das baterias é também caro e são automóveis de autonomia limitada. 

O Standvirtual sugere estes automóveis para "condutores citadinos que não façam mais de 100 km/dia". 

Híbridos: 

A principal vantagem é que combina as vantagens do gasóleo/gasolina com as vantagens do elétrico. As desvantagens são o preço elevado e a condução lenta em modo elétrica.

Destina-se a "condutores que procuram as vantagens de um elétrico, mas que não aguentam a ideia de ter uma autonomia limitada a 100km, podendo alternar entre motores", sugere o Standvirtual. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório