Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Dívida pública cai para 125,8% do PIB no segundo trimestre

Em junho, a dívida pública representava 125,8% do PIB, de acordo com dados do Banco de Portugal (BdP), divulgados esta quarta-feira.

Dívida pública cai para 125,8% do PIB no segundo trimestre
Notícias ao Minuto

11:29 - 22/08/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia BdP

A dívida pública caiu no segundo trimestre deste ano, tendo-se fixado em 125,8% do produto interno bruto (PIB), de acordo com os dados do Boletim Estatístico divulgado pelo Banco de Portugal (BdP) esta quinta-feira. No final de junho, o valor da dívida pública bruta era de 246,7 mil milhões de euros.

No final do primeiro trimestre, a dívida pública na ótica de Maastricht, que é a que conta para Bruxelas, era de 126,4% do PIB. 

Ainda assim, as previsões mais recentes do Governo são mais ambiciosas. António Costa quer que a dívida pública chegue a 122,2% do PIB no final do ano.

O supervisor português já tinha informado que a dívida pública portuguesa tinha descido 3,6 mil milhões de euros no mês de junho para 246,7 mil milhões de euros, depois de em maio ter atingido um máximo histórico de 250,3 mil milhões de euros. No entanto, faltava saber qual o peso dessa dívida em função do PIB. 

Na altura, recorde-se, o BdP justificou esta descida com o decréscimo dos títulos de dívida e dos empréstimos. 

Também esta quarta-feira, o supervisor deu conta de que o endividamento do setor não financeiro da economia caiu no final dos primeiros seis meses do ano. No total, o endividamento era de 721,1 mil milhões em junho, após ter registadi um valor recorde em maio.

[Notícia atualizada com mais informação às 11h54]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório