Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Grécia sai da 'era' dos resgates com menos 25% de PIB

A Grécia concretizou na segunda-feira a saída do seu terceiro programa de assistência, colocando termo a oito anos de ajuda externa.

Grécia sai da 'era' dos resgates com menos 25% de PIB
Notícias ao Minuto

09:03 - 21/08/18 por Notícias ao Minuto

Economia Ajuda Externa

Oito anos e três resgates depois, a Grécia celebrou na segunda-feira o fim da era dos resgates, numa data histórica para o país e para a zona euro. Porém, neste período de tempo o país perdeu 25% do seu produto interno bruto (PIB). 

Mas não é só. "Não vão haver celebrações em Bruxelas. Ninguém vai abrir garrafas de champanhe na Comissão Europeia porque não é uma missão cumprida ou uma vitória", escreve o jornal El Mundo. Isto, porque para além da queda do PIB, os cidadãos gregos perderam 40% do seu poder de compra. 

A dívida grega quase duplica o valor do PIB (180%), para além de que o desemprego continua elevado ( 20,2%) e os níveis de pobreza e exclusão social, que atingem 35,6% da população, "são alarmantes". 

A Grécia, o país europeu mais atingido pela crise económica e financeira, foi o primeiro e último a pedir assistência financeira -- e o único "reincidente" --, e a conclusão do seu terceiro programa assinala também o fim do ciclo de resgates a países do euro iniciado em 2010, e que abrangeu também Portugal (2011-2014), Irlanda, Espanha e Chipre.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório