Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Viagens: Os cinco principais embustes e um guia "para não ser enganado"

Desde problemas com o voo até problemas relacionados com uma rede wi-fi aberta, fique a par dos principais embustes e saiba como os contornar.

Viagens: Os cinco principais embustes e um guia "para não ser enganado"
Notícias ao Minuto

15:26 - 20/08/18 por Notícias ao Minuto

Economia AirHelp

Para prevenir situações em que os clientes são enganados e vítimas de embustes, a AirHelp realizou o top cinco dos problemas mais comuns, para evitar algumas situações incómodas que podem acontecer no aeroporto, trânsito e durante as viagens. 

Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a empresa especializada nos direitos dos passageiros aéreos apresenta também as soluções para os problemas mais comuns. 

  1. Overbooking - "Ao contrário do que se pensa, muitas pessoas não comparecem aos voos programados. Já a contar com isso, as companhias aéreas costumam vender mais bilhetes extras do que o número de lugares que têm realmente disponíveis". Solução: Por lei, as companhias aéreas são obrigadas a ressarcir os passageiros por voos com excesso de reservas. 
  2. Táxis duvidosos - "Desde desvios inesperados a taxímetros irregulares (ou inexistentes), os turistas acabam por perder muito dinheiro". Solução: Antes de entrar no táxi deve ter uma ideia da rota e tempo necessários para chegar ao destino. 
  3. Máquinas ATM - "Os turistas usam as caixas eletrónicas em todo o mundo, mas nem sempre estão suficientemente atentos quando levantam ou trocam dinheiro". Solução: Assegure-se que o leitor de cartões não está solto ou de que o cartão não ressalta ao inseri-lo na máquina. Tape também as teclas com a mão quando digitar o PIN. 
  4. Rede wi-fi - "Ao conectar-se a uma rede desprotegida, o utilizador deixa as suas informações à mercê de quem queira aceder indevidamente aos seus dados pessoais". Solução: O melhor é resistir à oferta e esperar até poder conectar-se a uma rede segura. 
  5. Interações com habitantes locais e ofertas - "Numa altura ou noutra, qualquer viajante acaba por ser abordado por alguém que quer oferecer-lhe uma pulseira, um colar (...) embora isso pareça um gesto inofensivo e amigável, assim que o viajante aceita o presente, a pessoa que o ofereceu exige o pagamento". Solução: Não aceitar presentes de estranhos, para evitar burlas, "o bom senso ajuda muito". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório