Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Vídeo de Centeno "parece da máquina de propaganda da Coreia do Norte"

A Grécia concretiza, esta segunda-feira, a saída do seu terceiro programa de assistência, numa data histórica para o país e para a zona euro, que vira a página após oito anos de resgates.

Vídeo de Centeno "parece da máquina de propaganda da Coreia do Norte"
Notícias ao Minuto

14:16 - 20/08/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Varoufakis

O antigo ministro das Finanças do Governo de Alexis Tsipras, Yanis Varoufakis, comparou o vídeo que o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, fez para saudar o fim dos programas de assistência à Grécia à "máquina de propaganda da Coreia do Norte".

“A Comissão Europeia insulta a insuportável miséria da Grécia com um vídeo que tem a estética/imoralidade da máquina de propaganda da Coreia do Norte”, escreveu Varoufakis no Twitter, em resposta à publicação  do Conselho da União Europeia. 

No vídeo divulgado esta segunda-feira, o ministro das Finanças português saudou o fim dos programas de assistência à Grécia, apontando que, ao fim de oito ano, o país "reconquistou o controlo pelo qual lutou", mas advertindo que tal também acarreta "responsabilidade" acrescida.

Entretanto, também o socialista João Galamba reprovou o vídeo protagonizado pelo ministro das Finanças e colega de partido. “Um vídeo lamentável que apaga o desastre que foi o programa de ajustamento grego e branqueia todo o comportamento das instituições europeias”, escreveu o ex-porta-voz do PS no Twitter.

A Grécia, recorde-se, concretiza, esta segunda-feira, a saída do seu terceiro programa de assistência, numa data histórica para o país e para a zona euro, que vira a página sobre oito anos de resgates.

A Grécia, o país europeu mais atingido pela crise económica e financeira, foi o primeiro e último a pedir assistência financeira - e o único "reincidente" -, e a conclusão do seu terceiro programa assinala também o fim do ciclo de resgates a países do euro iniciado em 2010 e que abrangeu também Portugal.

Face às características da 'tripla' assistência prestada ao país, e às fragilidades que a economia ainda revela, a Grécia será alvo de uma "vigilância pós-programa reforçada", com missões de três em três meses, para garantir que Atenas prossegue, nesta nova era pós-resgates, uma "política orçamental prudente".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório