Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

CP pode gastar até 3,5 milhões de euros a alugar comboios a Espanha

A CP -- Comboios de Portugal poderá gastar até 3,5 milhões de euros nos novos alugueres de seis a 10 comboios à operadora espanhola Renfe, a quem é pago atualmente sete milhões de euros por ano por 20 composições.

CP pode gastar até 3,5 milhões de euros a alugar comboios a Espanha
Notícias ao Minuto

13:40 - 20/08/18 por Lusa

Economia Carlos Nogueira

Após uma visita às oficinas de Campolide, em Lisboa, Carlos Nogueira, presidente da CP, recordou que a transportadora paga atualmente sete milhões por ano aos espanhóis por 20 unidades, alugadas ao preço de 350 mil euros cada.

Citando informações dadas pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, no local, Carlos Nogueira indicava a base de preços para o "reforço do aluguer entre seis e 10 composições" e tendo em conta os atuais 350 mil euros por unidade "durante o tempo que for necessário para as novas composições, no âmbito do concurso internacional que irá ser aberto".

Assim, e mantendo-se estes valores, o aluguer de um máximo de 10 comboios poderá totalizar 3,5 milhões de euros.

O presidente da CP comentou ainda a necessidade de cumprir aspetos burocráticos dos processos, assim como a "carteira muito robusta" de encomendas dos fabricantes de comboios, pelo que a "CP vai entrar na fila". "Daqui a três ou mais anos temos comboios [novos]", acrescentou.

Durante esse período "importa reforçar o aluguer, que tem de ser com Espanha, que tem bitola [distância entre carris] ibérica" e é o único país que disponibiliza comboios a 'diesel', já que "cerca de um terço da infraestrutura" portuguesa está por eletrificar, referiu ainda.

O responsável sublinhou a importância de reforçar a componente da manutenção e reparação dada a vetustez do material circulante".

"Temos material diesel, temos composições a fazer serviço com 62 anos e temos o nosso diesel restante com 50 e poucos anos. É muito tempo e exige uma manutenção permanente e contínua", notou ainda o responsável, afirmando que os "problemas não são de hoje".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório