Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bolsas europeias negoceiam em alta influenciadas por situação na Turquia

As principais bolsas europeias seguiam hoje em alta, abaixo de 1%, influenciadas pela situação na Turquia e pela evolução da lira turca, ao mesmo tempo que se antecipam, com cautela, as negociações entre os Estados Unidos e a China.

Bolsas europeias negoceiam em alta influenciadas por situação na Turquia
Notícias ao Minuto

09:14 - 20/08/18 por Lusa

Economia Mercado

Pelas 08:45 (hora de Lisboa), a bolsa que registava maiores ganhos, entre as principais, era a de Paris, ao subir 0,64% para 5.379,21 pontos.

Seguiam-se as bolsas de Frankfurt e de Madrid, com acréscimos de 0,61% para 12.285,10 pontos e de 0,46% para 9.460,30 pontos, respetivamente.

Por seu lado, Londres negociava com uma subida de 0,37% para 7.586,51 pontos, enquanto Milão subia 0,21% para 20.458,66 pontos.

Pela mesma hora, a bolsa de Lisboa tinha maiores ganhos, de 0,71% para 5.499,91 pontos.

Segundo o diário da bolsa do BPI, disponível na internet, a influenciar estes valores está a apreensão dos investidores europeus sobre a situação da Turquia, bem como a evolução da lira turca, que hoje voltou a desvalorizar face ao dólar nos mercados asiáticos.

Esta preocupação também chegou às agências de 'rating', tendo Standard & Poor's reduzido a qualificação da dívida soberana da Turquia a longo prazo em moeda estrangeira de BB- para B+ e de longo prazo em moeda local de BB- para BB.

Por sua vez, a Moody's reduziu a avaliação da dívida turca de Ba2 para Ba3, e alterou a perspetiva de estável para negativa, não descartando a possibilidade de uma nova descida, enquanto a Fitch, que mantém o 'rating' da Turquia desde meados de julho, quando baixou de BB+ para BB com perspetiva negativa, emitiu um comunicado lamentando a "resposta política incompleta" do Governo turco à desvalorização da Lira.

Além destes fatores, a nova ronda de negociações nas relações comerciais entre os Estados Unidos e a China, cujo início está marcado para o final desta semana e que deverá ocorrer sob forte tensão, gera prudência nos investidores europeus.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório