Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

APDL garante que greve não tem afetado porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) informou hoje que a greve dos trabalhadores portuários "não tem impacto na atividade regular" do porto de Leixões, onde diz existir um "clima de paz".

APDL garante que greve não tem afetado porto de Leixões
Notícias ao Minuto

16:32 - 16/08/18 por Lusa

Economia Trabalhadores

Em comunicado, a entidade referiu a "absoluta normalidade" da atividade portuária durante o mês de agosto, defendendo que "desconhece qualquer registo de perseguição aos trabalhadores sindicalizados no Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL)".

"Pelo contrário, o porto vive desde sempre um clima de paz e liberdade sindical. Não obstante, mais recentemente, têm sido veiculadas algumas preocupações pelo Sindicato dos Estivadores de Leixões de pressão pelo SEAL aos seus membros", pode ler-se na nota.

A APDL garantiu ainda que vai estar "atenta ao desenvolvimento da situação" e vai zelar "pela defesa dos direitos, liberdades e garantias individuais e sindicais dentro do Porto de Leixões".

A greve foi convocada pelo SEAL contra a "crescente proliferação de práticas antissindicais nos diversos portos portugueses" que se revestem de "extrema gravidade" no Porto de Leixões e no Porto do Caniçal, segundo o sindicato.

A paralisação abrange os portos de Leixões, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Sines, Caniçal, Praia da Vitória e Ponta Delgada.

De acordo com o pré-aviso do sindicato, a greve incide sobre "todo o trabalho suplementar, ou seja, sobre todo o trabalho que ultrapasse o turno normal de trabalho ou um turno de trabalho diário, em dias úteis, e sobre todo o trabalho em sábados, domingos e feriados".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório