Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Medidas do banco central turco abrandam desvalorização da lira

A desvalorização que a lira turca sofreu na última semana parece ter abrandado com as medidas tomadas pelo Banco Central da Turquia, embora ainda se mantenha tensão diplomática entre Ancara e Washington.

Medidas do banco central turco abrandam desvalorização da lira
Notícias ao Minuto

18:39 - 14/08/18 por Lusa

Economia Moeda

A moeda turca ganhou esta manhã, em poucas horas, cerca de 8%, à volta de 7,5 liras por euro e 6,5 por cada dólar, valores muito próximos do registado no fim de semana passado.

Ou seja, a moeda turca recuperou praticamente das perdas registadas na manhã de segunda-feira, quando chegou a ser negociada em oito liras por euro e sete por um dólar, o mínimo registado desde a reforma monetária de 2005.

A estabilização da moeda acontece depois de o banco central turco ter anunciado, na segunda-feira, uma injeção de seis mil milhões de dólares (cerca de 5,2 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) no sistema financeiro do país para garantir a liquidez dos bancos e travar a queda da lira turca face ao dólar norte-americano.

A moeda turca ficou estabilizada apesar de o Governo turco ter mantido o seu discurso de desafio frente aos Estados Unidos, que gerou uma tensão que levou à depreciação da moeda em 25% em apenas uma semana.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, voltou a denunciar hoje um "óbvio ataque económico contra a Turquia" e apelou ao boicote à compra de produtos tecnológicos produzidos nos Estados Unidos.

"Aplicaremos um boicote aos produtos eletrónicos da América. Se eles têm o iPhone, em outras partes existe o Samsung. No nosso próprio país está o Venüs Vestel", afirmou o Presidente turco, aludindo ao telemóvel de marca turca.

O anúncio do Presidente turco faz parte da recente escalada nas tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a Turquia, após a prisão de um pastor protestante norte-americano na Turquia há dois anos e que permanece em prisão domiciliária. O pastor Andrew Brunson é acusado de espionagem e de ligações ao terrorismo.

O Governo dos Estados Unidos impôs sanções a dois ministros turcos e duplicou as tarifas de aço e alumínio da Turquia, o que aumentou a desconfiança dos investidores no país asiático e acelerou o colapso da lira turca, que desvalorizou mais de 25% este mês.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório