Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2018
Tempo
21º
MIN 19º MÁX 23º

Edição

Crescimento da economia "está alinhado com expectativas do Governo"

Ministério das Finanças congratula-se com crescimento do PIB e diz que economia "prossegue a tendência de convergência com a União Europeia".

Crescimento da economia "está alinhado com expectativas do Governo"
Notícias ao Minuto

12:10 - 14/08/18 por Pedro Bastos Reis 

Economia Finanças

O Governo considera que a estimativa de crescimento de 2,3% do  Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano, por comparação com o período homólogo, revelada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), "está alinhada com as expectativas traçadas pelo Governo no Orçamento do Estado para 2018.

Os números da economia revelados esta terça-feira, recorde-se, numa comparação em cadeia, estimam ainda um crescimento de 0,5% relativamente ao 1.º trimestre do ano.

Em comunicado, o Ministério das Finanças sublinha que este crescimento "prossegue a tendência de convergência com a União Euroepeia", congratulando-se pelo facto de o crescimento nacional estar "ligeiramente acima do europeu e do da zona euro (2,2% e 2,1% tem termos homólogos, respetivamente)". 

O Governo sublinha que "o padrão de crescimento face ao período homólogo continuou marcado por uma forte dinâmica de criação de emprego", assim como de "redução do desemprego", tendo registado menos 110 mil desempregados, uma redução de 2,1 pontos percentuais. 

Como realça o Executivo, este é o décimo sétimo trimestre consecutivo de crescimento da economia portuguesa, que ocorre num contexto de "equilíbrio das contas externas e de gestão orçamental responsável". 

"Esta mudança estrutural, apoiada por condições de financiamento mais estáveis, é o melhor garante de resiliência face a eventuais flutuações externas bem como da provisão sustentável de serviços públicos, não apenas no presente mas também no futuro", sublinha o Ministério das Finanças no comunicado enviado às redações. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório