Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Turquia vai boicotar produtos eletrónicos dos EUA

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse hoje que o seu país vai boicotar os produtos eletrónicos dos Estados Unidos, em resposta às sanções norte-americanas à Turquia.

Turquia vai boicotar produtos eletrónicos dos EUA
Notícias ao Minuto

10:40 - 14/08/18 por Lusa

Economia Sanções

"Vamos boicotar os produtos eletrónicos dos Estados Unidos. Se eles têm IPhone, haverá Samsung noutro lado", declarou o chefe de Estado diante dos membros do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP, no poder), num discurso transmitido pela televisão em direto através do canal CNNTürk.

"Nós também temos a nossa Vestel", declarou o Presidente, referindo-se a uma marca turca de eletrónicos.

O anúncio do Presidente turco faz parte da recente escalada nas tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a Turquia, após a prisão de um pastor protestante norte-americano na Turquia há dois anos e que permanece em prisão domiciliária. O pastor Andrew Brunson é acusado de espionagem e de ligações ao terrorismo.

O Governo dos Estados Unidos impôs sanções a dois ministros turcos e duplicou as tarifas de aço e alumínio da Turquia, o que aumentou a desconfiança dos investidores no país asiático e acelerou o colapso da lira turca, que desvalorizou mais de 25% este mês.

Erdogan novamente definiu a depreciação da moeda turca como resultado de um "ataque económico" do exterior.

"Podemos fazer duas coisas: uma na economia e outra na política. Tomamos as medidas que economia precisava e continuaremos a fazê-lo. O mais importante é manter uma posição política forte", disse o Presidente turco.

[Notícia atualizada às 11:23]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório