Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Wall Street fecha em baixa com queda da moeda turca a inquietar

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com os investidores a cederem, durante a sessão, à inquietação com a queda acentuada da moeda turca e à possibilidade de contágio a outras economias.

Wall Street fecha em baixa com queda da moeda turca a inquietar
Notícias ao Minuto

22:42 - 13/08/18 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industrial Average perdeu 0,50%, para os 25.187,70 pontos.

Da mesma forma, o tecnológico Nasdaq cedeu 0,25%, para as 7.819,71 unidades, e o alargado S&P500 recuou 0,40%, para as 2.821,93.

Os três índices tinham começado a sessão com ganhos, antes de começarem a apresentar sinais de hesitação quanto ao rumo a seguir.

"Os investidores foram sem dúvida influenciados pela situação na Turquia e por todos os receios quanto às consequências que ela pode provocar, mesmo que no final a situação tenha sido contida", observou Karl Haeling, da LBBW, destacando os fracos volumes das transações.

Em fundo de tensão diplomática entre Ancara e Washington, a moeda turca tornou a cair hoje para o seu nível mais baixo.

Na esperança de tranquilizar os investidores, o banco central da Turquia garantiu que iria tomar as "medidas necessárias" para garantir a estabilidade financeira, mas isso foi insuficiente para estancar a queda da moeda.

A contração da praça nova-iorquina neste contexto "correspondeu talvez a um novo acesso de nervosismo do mercado, que se vai estabilizar e rapidamente recuperar para novos recordes", previu Haeling.

Não obstante, este analista avisou: "Não se pode afastar todo o risco e as comparações com a crise asiática de 1997, desencadeada com a queda da moeda tailandesa, não devem ser totalmente negligenciadas", salientou.

Haeling acrescentou que "numerosos países endividaram-se muito em dólares, que está a subir fortemente, o que vai encarecer os seus reembolsos".

Ao mesmo tempo, insistiu, "a lista dos países confrontados com problemas económicos não se reduziu, incluindo China, Federação Russa, Argentina, Turquia ou Itália".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório