Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2018
Tempo
MIN 7º MÁX 7º

Edição

Bolsa de Wall Street negoceia em alta ao início da sessão

A bolsa de Nova Iorque negociava hoje em alta ao início da sessão, após o Banco Central turco ter anunciado a injeção de seis mil milhões de dólares no sistema financeiro para travar a queda da lira turca.

Bolsa de Wall Street negoceia em alta ao início da sessão
Notícias ao Minuto

15:07 - 13/08/18 por Lusa

Economia Mercado

Às 14:45 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones avançava 0,10% para 25.338,71 pontos e o Nasdaq subia 0,23% para 7.856,70 pontos.

Por sua vez, o índice alargado S&P 500 fixava-se em 2.836,91 pontos, mais 0,13%.

O Banco Central da Turquia anunciou hoje a injeção de seis mil milhões de dólares no sistema financeiro do país para garantir a liquidez dos bancos e travar a queda da lira turca face ao dólar norte-americano.

Através de um comunicado, o Banco Central da Turquia (TCMB) referiu que reduz os limites de reservas das divisas permitidas aos bancos turcos para, desta forma, retirar a moeda nacional do mercado, conseguir liquidez e estabilizar o valor da lira.

"Com esta medida vão injetar-se no sistema financeiro aproximadamente 10 mil milhões de liras (seis mil milhões de dólares norte-americanos) e três mil milhões de dólares em liquidez", assinalou a entidade no comunicado difundido através da página oficial na internet.

No domingo, o Presidente da Turquia considerou que a descida da lira turca resulta de "uma conspiração política" contra o país, que vai ripostar procurando "novos mercados e aliados", numa altura de crise nas relações com os Estados Unidos.

"O objetivo da operação é obter a rendição da Turquia em todos os domínios, das finanças à política. Enfrentamos de novo uma conspiração política secreta. Com a ajuda de Deus, vamos ultrapassar isto", declarou Recep Tayyip Erdogan, perante apoiantes reunidos em Trébizonde, no Mar Negro.

A lira turca, em dificuldades há vários meses, registou uma queda muito acentuada face ao dólar na sexta-feira, após o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado na rede social Twitter que vai duplicar as tarifas impostas às importações de aço e de alumínio provenientes da Turquia.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório