Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

OPEP revê em baixa procura mundial de petróleo em 2019

A OPEP reviu hoje ligeiramente em baixa a estimativa de procura mundial de petróleo em 2019, para os 100,26 milhões de barris por dia, no pressuposto de que não haverá novos agravamentos de tarifas no âmbito da guerra comercial.

OPEP revê em baixa procura mundial de petróleo em 2019
Notícias ao Minuto

12:57 - 13/08/18 por Lusa

Economia Relatório

Segundo o relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), após um crescimento de 1,68% (1,64 milhões de barris por dia), para 98,83 milhões de barris, em 2018, o consumo do denominado "ouro negro" deverá desacelerar no próximo ano, ficando-se por uma subida de 1,45% (1,43 milhões de barris por dia).

O grupo de 15 países que integra a organização adverte, contudo, que o seu "prognóstico considera que não haverá um aumento significativo das tarifas comerciais e que as disputas atuais se resolverão em breve".

Também hoje a OPEP divulgou que o preço do petróleo encerrou a semana passada em baixa, fixando-se na sexta-feira nos 70,60 dólares por barril, menos 2% (1,43 dólares) do que no dia anterior.

Ao longo da semana passada, o barril usado como referência pela OPEP vendeu-se a uma média de 71,88 dólares, 0,9% abaixo do valor médio da semana precedente (72,53 dólares).

As tensões comerciais motivadas pelas tarifas anunciadas pelos EUA sobre as importações da China, a que se somou na sexta-feira a duplicação dos direitos aduaneiros sobre o aço e alumínio importados da Turquia, têm vindo a pressionar em baixa o preço do petróleo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório