Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2018
Tempo
34º
MIN 32º MÁX 36º

Edição

Volume de negócios nos serviços abranda para 6,1% em junho

O índice de volume de negócios nos serviços aumentou 6,1% em junho, abrandando face aos 8,1% do mês anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Volume de negócios nos serviços abranda para 6,1% em junho
Notícias ao Minuto

12:04 - 13/08/18 por Lusa

Economia INE

No acumulado do segundo trimestre do ano, a variação homóloga dos serviços situou-se em 6,6% (5,5% no trimestre precedente) e, comparativamente com maio, o índice de volume de negócios nos serviços diminuiu 2,0% (aumento de 2,3% no mês precedente).

De acordo com o INE, o andamento do índice agregado em junho foi "particularmente influenciado" pela secção de comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos, que passou de uma subida de 9,0% em maio para 6,7% em junho e contribuiu com 3,8 pontos percentuais para a variação do índice total.

Com exceção da secção de atividades de informação e comunicação (variação de 3,8% em junho, 0,9% em maio), todas as restantes secções registaram taxas de variação inferiores às observadas em maio.

Em junho, os índices de emprego, de remunerações brutas e de horas trabalhadas ajustados de efeitos de calendário, apresentaram subidas homólogas de 2,3%, 7,7% e 2,6%, respetivamente (3,2%, 7,5% e 1,7% em maio, pela mesma ordem).

A variação mensal do índice de emprego passou de 0,6% em maio para 0,5% em junho (taxas de 0,8% e 1,4% em iguais períodos de 2017), enquanto o índice de remunerações nos serviços aumentou 14,2% em junho face a maio (14,0% no mesmo período de 2017) e a evolução mensal do índice de volume de trabalho foi -1,3% em junho (-2,1% em igual período do ano anterior).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório