Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Incêndios: Confederação de pequenas empresas pede medidas "céleres"

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas admitiu hoje que o incêndio que lavrou durante uma semana no Algarve afetou fortemente os negócios que representa e pediu ao Governo medidas céleres e eficazes.

Incêndios: Confederação de pequenas empresas pede medidas "céleres"
Notícias ao Minuto

17:27 - 10/08/18 por Lusa

Economia Comunicado

"Numa área geográfica em que predominam quase em exclusividade as micro e pequenas empresas, que criam emprego e fazem economia, a calamidade que os atingiu afetou fortemente o seu negócio", referiu a confederação em comunicado.

A entidade adiantou ainda considerar que o Governo, em articulação com as autarquias, "deve providenciar, com a maior brevidade, todas as medidas que respondam a esta calamidade e que permitam que estas empresas possam regressar à sua atividade".

Para isso, pede a confederação, são necessárias "medidas céleres e eficazes" que garantam a continuidade do negócio e os respetivos postos de trabalho.

O incêndio rural, combatido por mais de mil operacionais e considerado dominado hoje de manhã, deflagrou no dia 03 à tarde, em Monchique, distrito de Faro, e atingiu também o concelho vizinho de Silves, depois de ter afetado, com menor impacto, os municípios de Portimão (no mesmo distrito) e de Odemira (distrito de Beja).

A Proteção Civil atualizou o número de feridos para 41, um dos quais em estado grave (uma idosa que se mantém internada em Lisboa).

De acordo com o Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, as chamas já consumiram cerca de 27 mil hectares. Em 2003, um grande incêndio destruiu cerca de 41 mil hectares nos concelhos de Monchique, Portimão, Aljezur e Lagos.

Na terça-feira, ao quinto dia de incêndio, as operações passaram a ter coordenação nacional, na dependência direta do comandante nacional da Proteção Civil, depois de terem estado sob a gestão do comando distrital.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório