Meteorologia

  • 20 OUTUBRO 2018
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 16º

Edição

Queda do desemprego é positiva mas precariedade continua a aumentar

A CGTP considerou hoje positiva a diminuição do desemprego no segundo trimestre do ano, mas destacou que a precariedade continua a aumentar, atingindo cerca de 900 mil trabalhadores, dos quais mais de metade são jovens.

Queda do desemprego é positiva mas precariedade continua a aumentar
Notícias ao Minuto

17:47 - 08/08/18 por Lusa

Economia CGTP

A taxa de desemprego desceu para 6,7% no segundo trimestre, atingindo o "valor mais baixo da série iniciada no primeiro trimestre de 2011", divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Apesar de considerar "positiva" a descida do desemprego, a CGTP sublinha, em comunicado, que a evolução "não altera o facto de a precariedade continuar a aumentar, tanto face ao trimestre homólogo, como ao trimestre anterior, atingindo cerca de 900 mil trabalhadores, cerca de 475 mil dos quais jovens".

"A insegurança relativamente à manutenção do posto de trabalho é assim uma realidade para 42% dos jovens com menos de 35 anos", destaca a intersindical liderada por Arménio Carlos.

A CGTP sublinha ainda que "grande parte dos empregos criados são mal pagos", lembrando o último relatório de acompanhamento do salário mínimo nacional, onde é crescente "a proporção de postos de trabalho criados com o salário mínimo nacional (passou de 23% no início de 2014 para mais de 40% no primeiro trimestre de 2018)".

Os dados do INE mostram que "mais de 300 mil trabalhadores que continuam desempregados" e que "a subutilização do trabalho ascende a perto de 720 mil pessoas".

Já o desemprego de longa duração, embora em queda, "continua a abranger mais de metade dos desempregados", frisa a CGTP.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório