Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2018
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 19º

Edição

Contas de serviços mínimos bancários cresceram 13% no primeiro semestre

A informação é avançada pelo Banco de Portugal.

Contas de serviços mínimos bancários cresceram 13% no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

12:30 - 08/08/18 por Filipa Matias Pereira 

Economia BdP

Esta quinta-feira, foram dados a conhecer, pelo Banco de Portugal, os dados relativos à evolução do número de contas de serviços mínimos bancários no primeiro semestre de 2018. 

E, de acordo com os números indicados pelo Banco de Portugal, em 30 de junho de 2018 existiam 50.610 contas de serviços mínimos bancários. Estes indicadores representam crescimentos de 13% em relação ao final de 2017 e de 29% relativamente ao final do primeiro semestre de 2017.

Ainda no primeiro semestre do ano “foram abertas 7.404 contas de serviços mínimos bancários, das quais 51% resultaram da conversão de uma conta de depósito à ordem existente na instituição de crédito (proporção igual à de 2017)”. Para lá disso, “as instituições reportaram o encerramento de 1412 contas de serviços mínimos bancários, das quais 83% foram encerradas por iniciativa do cliente (80% em 2017)”.

Saliente-se que por serviços mínimos bancários entende-se um conjunto de atividades que se considera essencial que os cidadãos adquiram a um custo reduzido. Neste domínio estão então incluídas a abertura e manutenção de conta de depósito à ordem, “a disponibilização do respetivo cartão de débito e o acesso ao homebanking, bem como a possibilidade de realizar levantamentos ao balcão, débitos diretos, transferências intrabancárias nacionais e 24 transferências para outros bancos, através do homebanking”, explica ainda o Banco de Portugal na nota publicada no site institucional.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório