Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bruxelas congratula-se por desembolso de última tranche de apoio à Grécia

A Comissão Europeia congratulou-se hoje pela decisão do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) de aprovar o desembolso da quinta e última tranche do programa de assistência à Grécia, considerando-a "uma última etapa importante" antes da conclusão deste em 21 de agosto.

Bruxelas congratula-se por desembolso de última tranche de apoio à Grécia
Notícias ao Minuto

11:49 - 07/08/18 por Lusa

Economia Comissão Europeia

"A Comissão congratula-se pela decisão tomada ontem [segunda-feira] pelo MEE de aprovar o desembolso final de uma ajuda financeira de 15 mil milhões de euros no âmbito do programa de assistência à Grécia", começou por dizer a porta-voz do executivo comunitário, na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas.

Mina Andreeva frisou que a decisão do mecanismo europeu é "uma consequência do acordo global concluído na reunião do Eurogrupo de 22 de junho, que reconhece claramente que a Grécia honrou os seus compromissos no quadro da quarta avaliação do programa, adotando um importante programa de reformas".

A porta-voz comunitária vincou ainda que o desembolso da quinta e última tranche é "uma última etapa importante para o programa grego, antes da sua conclusão, em 21 de agosto".

O Conselho de Administração do MEE anunciou na segunda-feira a aprovação do desembolso da quinta e última tranche do programa de assistência à Grécia, no valor de 15 mil milhões de euros.

Com o desembolso da quinta e última tranche, a assistência do mecanismo à Grécia vai atingir os 61,9 mil milhões de euros, do total de um programa que está orçamentado em 86 mil milhões.

A aprovação por parte do Conselho de Administração do MEE do desembolso da última tranche consuma o decidido pelos ministros das Finanças da zona euro, em 22 de junho, quando foi alcançado um acordo sobre as modalidades da saída da Grécia do terceiro programa de assistência, que põe fim a oito anos de resgates a Atenas.

Nesse dia, os credores da Grécia chegaram a um compromisso que contemplava medidas de alívio da dívida grega, prolongamento dos prazos de pagamento dos empréstimos, uma última tranche de 15 mil milhões de euros como "almofada financeira", mas também uma vigilância pós-programa reforçada.

A saída da Grécia do seu terceiro programa de assistência representa também o final do ciclo de resgates a países na zona euro no quadro da crise económica e financeira, entre os quais Portugal (2011-2014).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório