Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Preços da eletricidade e do gás? Somos o terceiro país mais caro da UE

Os dados são do Eurostat, que indicam ainda que, na União Europeia, apenas na Dinamarca e na Bélgica são praticados preços mais caros do que em Portugal.

Preços da eletricidade e do gás? Somos o terceiro país mais caro da UE
Notícias ao Minuto

11:30 - 07/08/18 por Filipa Matias Pereira

Economia Eurostat

Pela primeira vez, o Eurostat publica preços da eletricidade e do gás natural que podem ser comparáveis com outros países. Com estes novos dados requisitados pelo Regulamento da União Europeia 2016/1952, o Eurostat pode agora calcular o preço médio de consumo das famílias nestes segmentos, sendo que, outrora, o Gabinete de Estatísticas da União Europeia publicava dados de consumo da eletricidade e do gás, mas estes não eram representativos de todos os países.

Os preços da eletricidade e do gás na União Europeia podem variar de acordo com uma gama de condições de oferta e procura, incluindo a situação geopolítica, a oferta energética nacional, os custos da rede e as condições meteorológicas.

Ora, entre os 24 estados-membros que forneceram dados ao Eurostat, o preço da eletricidade por quilowatt/hora pago pelas famílias variou entre 10 cêntimos (Bulgária) e 28 cêntimos (Bélgica). Na grande maioria dos países, o preço estava entre 10 e 20 cêntimos por quilowatt/hora, pode verificar-se no site da Comissão Europeia.

No que à eletricidade respeita, Portugal é o terceiro mais caro da Europa e o mesmo cenário repete-se no preço do gás. Apenas na Dinamarca e na Bélgica são praticados preços mais caros do que em Portugal. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório