Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Quando o Airbnb se torna um pesadelo, com um exemplo português

O The Guardian publicou um artigo sobre alguns casos de pessoas que recorreram ao serviço e a quem a experiência correu mal. Um deles aconteceu em Portugal.

Quando o Airbnb se torna um pesadelo, com um exemplo português
Notícias ao Minuto

22:34 - 04/08/18 por Fábio Nunes

Economia Alojamento

O Airbnb tem comprovado ser uma boa aposta para quem quer reservar alojamento para viajar. Muitos clientes ficam satisfeitos com o serviço, outros nem por isso. Normal em qualquer negócio. Se bem que quando se trata de alojamento para férias, um problema pode tornar-se num verdadeiro pesadelo com a possibilidade de estragar dias tão ansiados.

O The Guardian abordou este cenário e contactou algumas pessoas que ficaram insatisfeitas com o serviço. Uma delas foi Damian White (um pseudónimo usado neste artigo) e o seu pesadelo teve lugar em Portugal, mais precisamente em Portimão, onde Damian alugou uma vivenda de três quartos.

A viagem começou logo mal, pois este homem e a sua família passaram várias horas à procura da vivenda pois a morada estava incompleta. Quando finalmente lá chegaram, ninguém estava na vivenda para os receber e dar-lhes as chaves. Ligaram para os proprietários, que não atenderam. O mesmo aconteceu quando ligaram para o Airbnb.

Com o aproximar da noite, tiveram de encontrar outra vivenda para dormirem. Mas em cima da hora pagaram 395 euros por uma noite. Da vivenda que alugaram originalmente não tiveram resposta e, como tal, tiveram de alugar outra onde passaram o resto das férias. No total, gastaram cerca de 1,900 euros. Mais do que tinham previsto.

Damian eventualmente conseguiu falar com alguém do Airbnb. Pediram-lhe desculpa e ofereceram-se para lhe reembolsarem os cerca de 578 euros que tinha pago pelo aluguer da vivenda. Ainda ofereceram um cupão de 56 euros que Damian poderia usar numa futura reserva no Airbnb. No entanto, não se mostraram disponíveis para pagarem o valor extra que teve de gastar numa outra vivenda.

O britânico não gostou e ameaçou seguir a via legal. Iniciou os trâmites legais para entrar com um processo em tribunal e isso foi o suficiente. Quatro dias depois o Airbnb já se propunha a pagar mais 1,685 euros e admitia que o seu serviço ficou “aquém das expectativas” de Damian. As férias em solo português é que ficaram arruinadas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório