Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Recuperação da economia brasileira está "abaixo do seu potencial"

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou um relatório sobre o Brasil no qual afirmou que a economia do país recuperou de uma grave crise, mas este movimento de retoma tem um "desempenho abaixo do seu potencial".

Recuperação da economia brasileira está "abaixo do seu potencial"
Notícias ao Minuto

20:16 - 04/08/18 por Lusa

Economia FMI

"Uma leve recuperação apoiada por políticas monetárias e fiscais acomodatícias está em andamento [no Brasil]. Mas a economia está com desempenho abaixo do seu potencial, a dívida pública é alta e crescente e, mais importante, as perspetivas de crescimento a médio prazo permanecem sem inspiração", afirmou o FMI.

Segundo o relatório, no atual contexto global de aperto das condições financeiras "colocar o Brasil em um caminho de crescimento forte, equilibrado e durável requer uma busca comprometida de consolidação fiscal, reformas estruturais ambiciosas e um fortalecimento da arquitetura do setor financeiro".

O FMI projetou que o Brasil terá um crescimento do seu Produto Interno Bruto (PIB) de 1,8% em 2018, e de 2,5%, em 2019, impulsionado por uma recuperação do consumo interno e do investimento.

No entanto, a instituição económica alertou que mesmo que as despesas do Governo brasileiro permaneçam constantes em termos reais ao nível de 2016, conforme exigido por uma regra constitucional em vigor, a dívida pública pode ficar acima de 90% do PIB em 2023.

Dentro destes quadros, o FMI defendeu que "a consolidação fiscal [do Brasil] é fundamental para manter a confiança na sustentabilidade da dívida".

O FMI recordou ainda que o país "é vulnerável a um aperto nas condições financeiras globais e possíveis interrupções no comércio, mesmo que os efeitos do desvio do comércio possam atenuar o impacto".

Na sua avaliação, os diretores executivos do FMI reforçaram novamente que a recuperação económica do Brasil está em andamento, mas continua sujeita a riscos de queda significativos decorrentes da incerteza em relação à continuidade das reformas.

Uma das reformas citadas é a do sistema de segurança social que chegou a ser discutida no Congresso brasileiro, mas foi interrompida porque é muito impopular e o Presidente Michel Temer não conseguiu apoio suficiente para aprová-la.

Na conclusão, o FMI aconselhou o Brasil a adotar "medidas adicionais de corte de gastos, que poderiam incluir esforços decisivos para conter a massa salarial pública, ao mesmo tempo que protegem o investimento público e os programas sociais. As reformas para simplificar os impostos devem ser consideradas e o quadro fiscal deve continuar a ser fortalecido".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório