Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

A PetroChina foi a primeira a chegar ao bilião. Mas a 'festa' não durou

Em 2007, a PetroChina aproveitou os preços em alta do petróleo para chegar a este marco da capitalização de mercado. Depois veio o pesadelo com a quebra dos preços do 'ouro negro' e a crise financeira.

A PetroChina foi a primeira a chegar ao bilião. Mas a 'festa' não durou
Notícias ao Minuto

23:48 - 03/08/18 por Fábio Nunes

Economia Empresas

A Apple conseguiu superar o marco do bilião de dólares esta quinta-feira. Foi a primeira empresa norte-americana a conseguir e a segunda a nível mundial. 11 anos antes da marca da maçã, houve uma empresa que almejou fazer algo inédito. A PetroChina chegou à valorização de mercado de 1,1 biliões de dólares no dia 5 de novembro de 2007.

A empresa tinha-se estreado na bolsa de Xangai e as suas ações quase triplicaram nesse dia, com as suas ações na bolsa de Hong Kong a dispararem ainda mais. A subida das ações da gigante petrolífera chinesa levou à valorização de mercado superior ao bilião de dólares.

O contexto era extremamente favorável à PetroChina e ajuda a explicar a forma como a empresa chegou ao marco do bilião. A dada altura de 2007, o barril de brent chegou a valer 140 dólares. Só para se ter uma ideia, atualmente valem cerca de metade desse valor.

Mas como recorda a CNBC, esses bons ventos não duraram muito tempo. No final de 2008, o valor de mercado da petrolífera já tinha implodido ao ponto de valer menos de 260 mil milhões de dólares. De acordo com a Bloomberg, isto significou a maior destruição de riqueza dos acionistas na história mundial. A culpa desta queda livre? Bem, os preços do petróleo colapsaram e o mundo foi atingido pela crise financeira.

As coisas não melhoraram para a PetroChina entretanto. Desde o início de 2009, as suas ações na bolsa de Hong Kong sofreram uma quebra de mais de 20%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório