Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Promulgado diploma que sujeita investimentos da Santa Casa a autorização

O Presidente da República promulgou hoje um diploma que sujeita a uma autorização do Governo a realização de investimentos estratégicos e estruturantes pela mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), como o do Montepio.

Promulgado diploma que sujeita investimentos da Santa Casa a autorização
Notícias ao Minuto

23:25 - 01/08/18 por Lusa

Economia Presidentes

"O Presidente da República promulgou o Decreto da Assembleia da República nº 229/XIII, que sujeita a autorização da tutela a realização de investimentos estratégicos e estruturantes pela mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa", lê-se numa nota divulgada no 'site' da Presidência da República.

O diploma, que teve origem num projeto de lei do CDS-PP e que sofreu alterações no debate na especialidade, resultou num texto final da Comissão de Trabalho e Segurança Social que foi aprovado, em votação final global, em 06 de julho, por todas as bancadas, exceto a do PS.

O projeto dos centristas, entregue no parlamento em abril, foi anunciado como uma forma de tentar travar a entrada da Santa Casa no capital do Montepio Geral.

O diploma faz depender de uma autorização da tutela -- no caso, o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social -- para que a Mesa desta instituição efetue "investimentos estratégicos e estruturantes", nomeadamente que envolvam a SCML na administração ou órgãos sociais de instituições que desenvolvem atividades noutros setores ou que sejam em volume superior a 5% do seu orçamento anual.

O chefe de Estado promulgou também o diploma que cria o regime excecional de indexação das prestações sociais dos deficientes das Forças Armadas.

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou ainda a criação da Comissão Independente para a Descentralização, que terá como missão avaliar se os recursos financeiros de cada área de competências são os adequados.

As principais áreas onde as autarquias devem ter competências próprias são na educação, na ação social, na saúde, na proteção civil, na cultura, no património e na habitação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório