Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Brasil registou um excedente na balança comercial em sete meses de 2018

O Brasil registou um excedente na sua balança comercial de 34,1 mil milhões de dólares (29,3 mil milhões de euros) até julho deste ano, uma queda de 19,6% comparado com o mesmo período de 2017, devido à forte subida das importações.

Brasil registou um excedente na balança comercial em sete meses de 2018
Notícias ao Minuto

22:59 - 01/08/18 por Lusa

Economia Resultados

Segundo informações divulgadas hoje pelo Ministério da Indústria e Comércio Exterior, nos sete primeiros meses de 2018, as importações brasileiras cresceram 21,1% e somaram 102,4 mil milhões de dólares (87,9 mil milhões de euros).

Esse forte aumento foi atribuído à recuperação da Economia, que teria levado as empresas a aumentarem suas compras no exterior, principalmente bens de capital (máquinas e equipamentos para produção), que cresceram 83,7% entre janeiro e julho.

Embora as exportações do Brasil também tenham aumentado no mesmo período, realizaram-se a um ritmo mais lento, incentivadas principalmente pela desvalorização da moeda brasileira frente ao dólar, o que melhorou a competitividade dos produtos do país no exterior.

As exportações subiram 7,3% entre janeiro e julho em relação aos primeiros sete meses do ano passado, totalizando ganhos de 136,5 mil milhões de dólares (117,2 mil milhões de euros).

Os produtos cujas vendas ao exterior cresceram mais foram matérias-primas, principalmente alimentos e minerais, com expansão de 10,6%, graças ao melhor preço no mercado externo.

Depois do excedente comercial recorde registado no ano passado de 68 mil milhões de dólares (58,4 mil milhões de euros), o Brasil espera uma redução desse saldo positivo para cerca de 50 mil milhões de dólares (42,9 mil milhões de euros) neste ano.

Economistas consultados na semana passada pelo Banco Central, porém, preveem que o país terminará 2018 com um excedente na sua balança comercial de 58 mil milhões de dólares (49,8 mil milhões de euros).

A economia do Brasil, a maior da América Latina, sofreu uma profunda recessão em 2015 e 2016, mas começou a recuperar no ano passado, quando cresceu 1%.

Em 2018, o Governo brasileiro estima oficialmente que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve avançar 1,6%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório