Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Lançado em Bissau dispositivo de apoio ao financiamento às PME's

O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) lançou hoje em Bissau um dispositivo de apoio ao financiamento de pequenas e médias empresas que se deparam com dificuldades no acesso ao crédito, segundo as conclusões do próprio banco.

Lançado em Bissau dispositivo de apoio ao financiamento às PME's
Notícias ao Minuto

19:37 - 01/08/18 por Lusa

Economia BCEAO

De acordo com o BCEAO, banco que cobre os oito países da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), entre os quais a Guiné-Bissau, apesar de as pequenas e médias empresas (PME) representarem "80 a 90% do total de empresas recenseadas" na união, a sua contribuição para o desenvolvimento da economia e criação da riqueza "é ainda limitada".

As dificuldades no acesso ao crédito, constituem-se como fator determinante para aquela realidade, reconhece Tiemoko Koné, presidente do BCEAO, na sua mensagem, lida hoje por um colaborador do banco, em Bissau, durante a cerimónia de apresentação pública do "dispositivo PME".

Vicente Fernandes, ministro do Comércio, Turismo e Artesanato guineense, que representou o Governo no ato, saudou a iniciativa do banco central dos Estados da África Ocidental e afirmou que o dispositivo vai ao encontro de um conjunto de reformas em curso no setor financeiro do país.

Já Rómulo Pires, presidente da associação de profissionais de bancos comerciais e instituições financeiras da Guiné-Bissau, lamentou a situação de informalidade da maior parte das empresas e disse ser este o motivo para o entrave na concessão do crédito.

O líder da associação dos cinco bancos comerciais existentes na Guiné-Bissau, espera que o "dispositivo PME" vai ajudar a capacitar as empresas, ajudá-los a ter planos de negócios, a terem uma contabilidade organizada e ainda a apresentarem, periodicamente, as suas contas.

A partir daqueles elementos, os bancos saberão avaliar melhor os riscos antes de conceder ou não o crédito, assinalou Rómulo Pires.

Mas para que o dispositivo ora lançado possa ter eficácia, Pires adiantou ser necessário a colaboração do Estado, nomeadamente dando celeridade à justiça no momento de execução de ordens do tribunal perante o incumprimento de dividas, promovendo a reforma fiscal, para evitar a sobrecarga às empresas formalizadas e ainda, reforçando a bancarização das operações financeiras no país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório