Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Energia não pode ultrapassar 25% do consumo médio mensal

O valor da leitura real do consumo de eletricidade e gás natural que resulte num acerto superior ao valor médio mensal dos últimos seis meses, será fracionado e os consumidores não poderão pagar mais de 25% do consumo médio mensal.

Energia não pode ultrapassar 25% do consumo médio mensal
Notícias ao Minuto

14:16 - 11/09/13 por Lusa

Economia Consumo

Esta informação consta de uma diretiva publicada hoje na página da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) na internet.

Ao abrigo desta deliberação, exemplifica a ERSE, “se o consumo médio mensal apurado nos últimos seis meses for de 1000 kWh, a prestação a pagar mensalmente pelo acerto não poderá ser superior a 250 kWh”.

A ERSE explica que a realização de leituras determina a necessidade de se proceder ao acerto entre os valores faturados por estimativa e os devidos com base em leituras reais, mas “muitas vezes”, o “valor resultante do acerto de faturação tem impacto significativo nos respetivos orçamentos familiares”.

Neste contexto, a entidade reguladora apostou no desenvolvimento de procedimentos que determinam a uniformização das regras a aplicar ao fracionamento de valores de faturação, estabelecendo como regra tácita para o período máximo de acerto de faturação os seis meses.

A ERSE estabeleceu ainda o princípio de que, “na mudança de comercializador, devem ser imputados a cada fornecedor os valores de consumo que efetivamente lhe dizem respeito, sobretudo quando há lugar a acertos de estimativas de consumo”.

Nos casos em que é feita uma leitura real, nomeadamente uma leitura extraordinária pedida no âmbito dos procedimentos de mudança de comercializador, o operador de rede deverá obrigatoriamente enviar ao comercializador cessante a informação do consumo de mudança que é determinado por essa leitura.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório