Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Portugal e Espanha em boa posição para cumprir metas de descarbonização

Portugal e Espanha estão bem posicionados para cumprir os objetivos de descarbonização fixados para 2020, e deverão conseguir descarbonizar o mercado da energia até 2030, refere um relatório hoje divulgado pela agência de rating Moody´s.

Portugal e Espanha em boa posição para cumprir metas de descarbonização
Notícias ao Minuto

12:43 - 31/07/18 por Lusa

Economia Moody's

O documento da agência de análise de risco com o título 'Mercados de eletricidade europeus: na Iberia, as políticas de descarbonização vão conduzir à evolução dos mercados de energia em 2030", refere a evolução esperada nas energias renováveis, no aquecimento e arrefecimento e nos transportes.

"A penetração das renováveis em Espanha e Portugal permanece ligeiramente abaixo da meta de descarbonização para 2020, mas a combinação do aumento da capacidade de produção das renováveis, com o progresso nos setores do aquecimento e arrefecimento e dos transportes deverá ultrapassar" a diferença ainda existente relativamente ao objetivo, defende o vice-presidente da Moodys's, Niel Bisset.

Os dois países estão também a desenvolver estratégias de 'transição energética' para descarbonizar durante a década de 2030, em linha com os objetivos fixados pela União Europeia.

"Esperamos que o mercado de energia ibérico continue a evoluir gradualmente durante a década de 2030, com o encerramento das centrais a carvão, o aumento da penetração das renováveis e as medidas para assegurar a geração de gás como 'backup'", explica o especialista.

A Moody´s espera uma pequena descida dos preços da energia até 2022 e refere que o crescimento das energias renováveis vai pressionar os valores no mercado, o que será compensado pela redução da capacidade das centrais a carvão que vão encerrando.

Portugal fixou como meta atingir a neutralidade carbónica em 2050, ou seja, reduzir as emissões de dióxido de carbono e conseguir compensar as restantes, nomeadamente através de sumidouros, como as florestas.

O dióxido de carbono é um dos gases com efeito de estufa apontados como responsáveis pelas alterações climáticas, como o aumento da temperatura média do planeta, que leva a maior frequência de fenómenos extremos, de calor e de frio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório