Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

CaixaBank volta a reforçar posição no BPI. Já detém 94,8% do capital

Acionistas já votaram a saída do banco português de bolsa. O presidente executivo do CaixaBank também já referiu que vai respeitar os prazos para o efeito.

CaixaBank volta a reforçar posição no BPI. Já detém 94,8% do capital
Notícias ao Minuto

10:59 - 31/07/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia CMVM

Mais cerca de três milhões de ações compradas e o maior acionista do BPI, o Caixabank, voltou a reforçar posição no banco português. O banco espanhol detém assim 94,8% do capital social do BPI, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta terça-feira.

"Na sequência destas aquisições, o CaixaBank passou a deter directamente 1.381.768.355 acções representativas de 94,841% do capital social do BPI e de 94,851% dos direitos de voto no BPI, considerando, de acordo com o relatório e contas do ano de 2017 divulgado pelo BPI, a existência de 150.896 acções próprias, correspondentes a 0,01% do capital social do BPI", pode ler-se no comunicado. 

O presidente executivo do CaixaBank, dono do BPI, indicou na semana passada que gostaria que o banco português saísse da bolsa até ao final deste ano, uma evolução que está dependente dos prazos estabelecidos pela entidade reguladora.

"A nossa expetativa é de poder concluir [o processo de saída da bolsa] antes do final do ano", disse Gonzalo Gortázar na conferência de imprensa em que apresentou os resultados semestrais do CaixaBank. O responsável do banco espanhol acrescentou que "os prazos dependem dos supervisores" e que esse calendário será respeitado.

Os acionistas do BPI votaram a 29 de junho, em assembleia-geral, a saída de bolsa do banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório