Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Subida dos preços terá acelerado. Taxa de inflação estimada em 1,6%

O indicador da subida dos preços dos produtos energéticos, onde se incluem os combustíveis, disparou 7,8% em julho.

Subida dos preços terá acelerado. Taxa de inflação estimada em 1,6%
Notícias ao Minuto

09:34 - 31/07/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Julho

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) anunciou, esta terça-feira, que o índice de preços do consumidor (IPC) terá sido de sido de 1,6% em julho, de acordo com a estimativa rápida. Em junho, a taxa de inflação foi de 1,5%, o que significa que a subida dos preços terá acelerado ligeiramente este mês. 

"Tendo por base a informação apurada até à data do presente destaque, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 1,6% em julho de 2018 (o valor apurado para junho foi 1,5%)", pode ler-se no relatório do INE. 

Por outro lado, a variação homóloga estimada do indicador de inflação subjacente - que exclui a volatilidade dos produtos alimentares não transformados e energéticos - terá sido de 1%, o mesmo valor que o observado em junho.

Já o índice relativo aos produtos energéticos terá acelerado, estimando-se uma taxa de variação homóloga de 7,8% em julho, explica a agência de estatísticas portuguesa. 

O INE estima que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português tenha registado uma variação homóloga de 2,2%, em comparação com 2,0% em junho. Este índice serve para comparar as taxas de inflação dos diferentes países da União Europeia entre si. 

Recorde-se que os dados divulgados esta terça-feira pelo INE são uma estimativa provisória, pelo que os dados definitivos referentes ao IPC do mês de julho serão publicados no próximo dia 10 de agosto

[Notícia atualizada com mais informação às 09h45]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório